Postagens populares

domingo, 7 de agosto de 2016

O Sinal da Cruz



Para entendermos o que é o Sinal da Cruz, precisamos antes entender o que é a própria Cruz.




A Cruz de Cristo é a glória para o cristão. 

 

 

É o símbolo que nos identifica como cristãos e tornou-se símbolo de vitória, de salvação, de santidade. 


 'Pela cruz, Jesus Cristo reconciliou os povos com Deus, em um Corpo, eliminando com a cruz as inimizades.' 

(Ef 2,16)".


É possível reconhecer um cristão em qualquer lugar do mundo através do sinal da cruz.



Por isso mesmo é que devemos honrar e amar a Cruz, porque foi por meio dela que Nosso Senhor se entregou em Sacrifício pela nossa salvação. Como diz a Bíblia, a Cruz é o nosso maior orgulho enquanto cristãos! Nela, e somente nela, podemos e devemos nos gloriar!".



Significado:


Desde cedo na história do Cristianismo o sinal da cruz aparece como um dos gestos mais caros aos cristãos e mais frequentemente praticados por eles. É o sinal mais precioso da vida cristã. Trata-se da expressão visível da nossa fé no Cristo ressuscitado

Fazer o sinal da cruz significa ser reconhecido como cristão, dizer publicamente que acreditamos que Cristo morreu para remissão de nossos pecados, e mediante o Seu Corpo, pregado na cruz, revelou o infinito amor de Deus por nós. 

Por meio do sinal da cruz proclamamos a nossa fé, declarando crer em Jesus, e colocando-nos sob Sua preciosa proteção.

Uso

Usa-se o sinal da cruz nas mais variadas ocasiões, conforme o costume de seu credo ou de sua devoção particular: 
  • No início e no fim de nossas orações; 
  • Diante das tentações;  
  • Quando se depara com alguma blasfêmia;  
  • Diante dos perigos;  
  • Para pedir a ajuda divina;  
  • Diante de algum ícone sagrado;  
  • Ao entrar, sair ou passar por algum templo; 
  • No início e fim das celebrações e missas e outros encontros religiosos;
  • E em outras diversas situações onde queremos evidenciar o sagrado.
Por isso, é importante fazer o sinal da cruz com profunda reverência, pois através dele somos fortalecidos e abençoados pelo poder de Jesus Cristo.
  

Origens

Existe uma grande probabilidade de que o sinal da cruz seja de origem apostólica. Para os primeiros cristãos, o sinal da cruz era o cumprimento e prática da profecia de Ez 9,4: 

“Passa no meio da cidade, no meio de Jerusalém, e marca com uma cruz na testa dos homens que gemem e suspiram por tantas abominações que nela se praticam. ”  

No entanto, este sinal que é mencionado nesta passagem é aquele pequeno sinal da cruz feito na fronte, usado em ocasiões como batismo ou crisma e não o mais amplo, como hoje praticamos. 

 
Papa Francisco Persignando-se

Na missa católica os fiéis ainda traçam este pequeno sinal da cruz na testa, como antigamente, mas também a seguir sobre os lábios e sobre o peito, durante a Proclamação do Evangelho. Chama-se “Persignar-se”... 

É um gesto de abertura dos nossos sentidos à Palavra de Deus para que ela chegue ao nosso entendimento, seja proclamada por nossa boca e permaneça em nosso coração

Também é um pedido de proteção, pois a este gesto se reza a seguinte oração:

"Pelo sinal da santa Cruz, livre-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos."

Por volta do século IV começaram a ser registradas variações nos locais e amplitude dos movimentos, até que o sinal se tornou largo como é hoje.



Como fazer o sinal da Cruz

Para a Igreja católica, a maneira correta de se fazer o sinal da cruz é:  

Com a mão direita aberta, toca-se em sequência, enquanto se pronuncia
  • Em nome do Pai (toca-se a testa), 
  • e do Filho (toca-se o peito), 
  • e do Espírito (toca-se o ombro esquerdo) 
  • Santo (toca-se o ombro direito). 
  • Amém (pode-se voltar a tocar o peito). 
Os cinco dedos abertos representam as cinco chagas de Jesus, como também uma saudação a toda criação de Deus.
  • A testa simboliza o céu e a sabedoria;
  • A peito simboliza o infinito amor de Jesus e Deus;
  • Os ombros significam o poder de Deus e uma oração ao Espírito Santo. 
A mão passa do ombro esquerdo para o direito porque devemos nos transferir da miséria para a glória, como Cristo se transferiu da morte para a vida.
A fórmula verbal está de acordo com a passagem de Mt 28,19, onde o próprio Cristo se aproximou dos apóstolos ali reunidos e deu a seguinte orientação: 

“ Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ”

As Igrejas Ortodoxas, por seu lado, traçam o sinal de forma um pouco diferente: com a mão parcialmente fechada e os dedos polegar, indicador e médio tocando-se nas pontas, simbolizando a Santíssima Trindade, enquanto que os dois dedos restantes, pressionados contra a palma, simbolizam a dupla natureza de Jesus Cristo.Tocam-se em sequência a testa, a região da cintura (e não o peito), o ombro direito e o ombro esquerdo, acompanhando o movimento com a fórmula verbal: Em nome do Pai (toca-se a testa e em seguida a região da cintura), e do Filho (toca-se o ombro direito), e do Espírito Santo (toca-se o ombro esquerdo). A mão é levada de cima (da testa) a baixo (ao peito), porque Cristo desceu do céu à terra e da direita para a esquerda, porque o mesmo Senhor passou dos judeus para os gentios!

Não quer dizer que esta forma esteja errada, apenas que pertence a uma denominação religiosa diferente.

Curiosidades

  • O sinal da cruz pode ser feito sobre si mesmo como uma forma de oração ou purificação, e pelo clero sobre os devotos ou sobre objetos como uma forma de bênção.
  • Sacerdotes podem abençoar apenas com a mão direita, mas os bispos podem fazê-lo com as duas mãos ao mesmo tempo. 
  • No culto ou missa o sinal da cruz é empregado em momentos específicos: o povo o faz no início da celebração, no Evangelho e na bênção final, e o sacerdote oficiante ainda o traça sobre o pão e o vinho no momento da Consagração. 
  • Na Crisma, o sinal é traçado com o polegar sobre a fronte do catecúmeno com óleo consagrado. 
  • Quando são abençoadas multidões os sacerdotes costumam traçar o sinal três vezes. Nos ritos ortodoxos o sinal é mais largamente empregado.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário